sexta-feira, 1 de julho de 2011

Plano para a integração dos imigrantes

ACTIVIDADE
1. De acordo com o texto, por que razão atribui o Governo tanta importância à inclusão dos imigrantes?

Por um lado, o texto demonstra um importante contributo da comunidade imigrante face aos problemas demográficos em Portugal; por outro apresenta a imigração como um factor positivo para o crescimento económico, para a sustentabilidade da segurança social e para o enriquecimento cultural do país.


2. Seleccione um princípio orientador para a inclusão que seja particularmente difícil de colocar em prática. Explique porquê.

Acesso à educação

Sabe-se muito bem que o acesso a educação não é igual entre os portugueses. Como se pode dar uma coisa a um imigrante se até entre nós não temos igualdade no acesso à educação? Um rico tem logo acesso às melhores escolas enquanto o português mais pobre tem sempre muita dificuldade para entrar numa universidade por falta de apoio.

3. Seleccione a prática discriminatória contra imigrantes que, na sua opinião, é mais frequente em Portugal. Tente encontrar razões que justifiquem essa prática.

A recusa ou condicionamento de venda, arrendamento ou subarrendamento de imóveis

Quando um senhorio tem uma casa para alugar e sabe que são estrangeiros, ele ou aumenta a renda ou não aluga a casa. E quando se trata do empréstimo de dinheiro por parte de um banco estes recusam muitas vezes quando se trata de imigrantes.

Sem comentários:

Enviar um comentário